BNDES: antigos sonhos, novos parâmetros

Duas declarações recentes da nova presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maria Silvia Bastos Marques, parecem revelar mudanças importantes na atuação do Banco.

Em matéria publicada pelo Folha de São Paulo (link abaixo), a presidente afirmou que o Banco adotará uma nova política de financiamento para projetos de infraestrutura a partir dos novos leilões do setor elétrico. O objetivo institucional dessa política é aumentar a participação de capital privado nos projetos de infraestrutura, que concentrou apenas 20% dos investimentos durante o segundo mandato do ex-presidente Luciano Coutinho.

Esse objetivo foi reafirmado pela presidente no final de setembro, em discurso para empresários em São Paulo (segundo link abaixo). Com a publicação de editais em português e inglês, os leilões de energia previstos para outubro (geração, transmissão e distribuição) serão o laboratório do BNDES para verificar o potencial dos novos parâmetros para sua atuação.

Essas novas regras parecem antecipar uma nova tendência do BNDES: a diminuição em seu papel de financiador da economia e um aumento gradativo na coordenação de investimentos, especialmente envolvendo investidores estrangeiros. Segundo a nova gestão do Banco, não seriam necessários recursos públicos se houver “melhorias no ambiente regulatório e na avaliação de cada projeto, garantindo o retorno adequado aos concessionários”.

Daniel Steinberg

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/07/1791309-bndes-reve-condicoes-para-financiar-infraestrutura-diz-maria-silvia.shtml

http://www.valor.com.br/brasil/4731483/bndes-regra-para-financiar-leiloes-de-energia-saira-na-proxima-semana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s