Como as mulheres podem contribuir com a produtividade econômica global?

No âmbito da discussão sobre gênero, o Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um estudo, em março de 2016, no qual se analisa a ligação entre diversidade de gênero em cargos corporativos e o rendimento de duas milhões de companhias europeias. O  relatório deixa claro que o debate sobre diversidade é importante. Apesar de analisar poucas variáveis, apresenta conclusões que nos fazem refletir sobre o empoderamento das mulheres no setor corporativo e quais são os benefícios relacionados.

O estudo apresenta uma forte evidência na relação entre a ocupação de cargos por mulheres em posições sêniores e maiores retornos no índice ROA (return on assets), variável que mede a rentabilidade dos ativos de uma empresa.

Um impacto maior no índice é observado quando dois canais de trabalho são estudados. Primeiro, em setores cuja força de trabalho é maior representada por mulheres, como o setor de serviços (por exemplo, atividades de ensino, enfermagem e entretenimento). Quando mulheres tem conhecimento de que o poder decisório da companhia está nas suas mãos, há um aumento de produtividade na empresa.

Outro setor em que as mulheres impactam de forma positiva é o de alta tecnologia. O FMI constatou que a maior diversidade de gênero nos cargos de chefia, tende a contribuir com a criatividade e o senso crítico dos trabalhos. Uma equipe dirigente incluindo mulheres tende a incentivar a inovação de forma questionadora, racional e reflexiva. Essa é também uma conclusão compartilhada por um importante livro sobre o tema, publicado pela Princeton University Press, já em 2007: “The difference: how the power of diversity creates better groups, firms, schools, and societies”, de Scott E. Page. É uma referência bibliográfica nessa área.

A conclusão da pesquisa do FMI é positiva quando se observa o continente europeu. A situação econômica mundial ainda é frágil. Dessa forma, mostrar que mulheres podem contribuir para o aumento de receita e inovação, é um ótimo caminho para mudanças no cenário sócio-econômico global.

Nadia Mohamad Waked 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s