Banco Central do Brasil e a criação do Comitê Consultivo de Câmbio 

No último dia 05, o Banco Central do Brasil anunciou a instituição do Comitê Consultivo de Câmbio, do qual farão parte representantes do Bacen, de empresas e entidades do mercado. Conforme nota divulgada, a iniciativa tem por objetivo promover discussões “que levem ao aumento da eficiência desse mercado no Brasil e que fomentem a disseminação de boas práticas”.

Além disso, o Comitê tem como proposta a adesão dos participantes ao Código Global de Câmbio (FX Global Code), resultado de dois anos de discussões sobre melhores práticas e princípios éticos que devem ser adotados no mercado. Ele foi parte do “Foreign Exchange Working Group” projeto do Banco de Compensações Internacionais (BIS), outros bancos centrais e membros do setor privado. O lançamento do Código está previsto para o próximo dia 25, em Londres.

A proposta segue um modelo já adotado em âmbito nacional no mercado de capitais. Os Código de Autorregulação da ANBIMA, por exemplo, são criados por profissionais da área e que integram o Comitê de Representação. Eles têm objetivo construir boas práticas de mercado e de governança, através do comprometimento e adesão das instituições. É uma supervisão complementar às das instituições responsáveis pelo mercado. Dessa forma, pode-se dizer que o Comitê e o novo código de câmbio estão prestes a trilhar o mesmo caminho, o que é positivo para o melhor desenvolvimento do mercado.

Nadia Mohamad Waked

Um comentário sobre “Banco Central do Brasil e a criação do Comitê Consultivo de Câmbio 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s