Reunião inaugural do Grupo Direito, Moeda & Finanças – DM$F

No dia 23 de outubro aconteceu a reunião inaugural do Grupo FDUSP-GV-IRI/USP Direito, Moeda & Finanças – DM$F. No encontro, que ocorreu na Faculdade de Direito da USP, os coordenadores Profa. Camila Villard Duran (FDUSP) e Prof. Bruno Meyerhof Salama (FGV Direito SP) deram boas-vindas aos interessados em participar do DM$F, e expuseram os objetivos que inspiraram a sua criação. O Grupo busca fomentar a interdisciplinaridade mediante rede de pesquisa formada pela Faculdade de Direito da USP, a Escola de Direito de São Paulo da FGV e o Instituto de Relações Internacionais da USP, além de contar com o apoio institucional das Universidades de Oxford e Princeton.

No encontro também foi exposto o primeiro projeto de pesquisa coletiva a ser conduzido pelo DM$F: “Memória Jurídica dos Planos Econômicos de Estabilização Monetária”. O projeto, que terá uma duração mínima de um ano e meio, contará com a participação de mais de 40 colaboradores provenientes das mais diversas áreas, notadamente de direito, economia e história. O objetivo principal é reconstruir a história jurídica dos planos econômicos de estabilização, que promoveram reformas na moeda fiduciária do Brasil entre o final da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990 (notadamente, os planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I, Collor II e o Plano Real).

Além de sua frente de pesquisa, o DM$F desenvolverá também encontros quinzenais, abertos a todos os interessados, para o debate de textos relativos ao tema de Direito, Moeda e Finanças, os quais terão por objetivo conferir aos participantes o ferramental teórico necessário para uma melhor compreensão da realidade monetária brasileira. Os encontros serão realizados em plataformas virtuais e contarão ocasionalmente com a participação de convidados externos. Para o terceiro encontro de debate, por exemplo, contaremos com a participação virtual do Professor Richard Timberlake, que foi professor de economia da Universidade de Georgia e escreveu a obra Constitutional money, publicada pela editora de Cambridge, em 2013. Está interessado em participar dos encontros virtuais para debate de textos? Nos envie um email contando sobre seu interesse. Há vagas limitadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s