O Grupo

Logo DMF

O grupo interinstitucional de pesquisa “Direito, Moeda e Finanças” é uma parceria acadêmica entre a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e a Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP), por meio de seus Professores Camila Villard Duran e Bruno Meyerhof Salama, com a colaboração da Professora Associada Maria Antonieta Del Tedesco Lins do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP).  Na FDUSP, o grupo insere-se no projeto acadêmico do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD) intitulado “Direito, Poder Monetário e Finanças”, que tem como objetivo fomentar a investigação e o estudo do instituto jurídico da moeda e do funcionamento de instituições financeiras no processo de sua criação, sob o prisma do direito e de suas relações com o poder político-econômico. Na FGV Direito SP, o projeto integra o Projeto de Pesquisa “Direito e Macroeconomia” do Núcleo de Direito, Economia e Governança.

Atualmente, o grupo  está desenvolvendo um projeto de pesquisa que visa reconstruir a história jurídica dos planos econômicos de estabilização, que promoveram reformas monetárias no Brasil entre o final da década de 1980 e a primeira metade da década de 1990 (Planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I, Collor II e o Plano Real). A previsão de conclusão da pesquisa é dezembro de 2018. Esse projeto tem apoio institutional das universidades de Oxford e Princeton, por meio do Global Economic Governance Programme e a Woodrow Wilson School of Public and International Affairs, respectivamente.

O grupo também realiza diferentes eventos, abertos ao público, com objetivo de estimular o debate sobre a moeda e o sistema financeiro. Convidados nacionais e internacionais integram os eventos para debater temas contemporâneos de interesse social e econômico.