Membros

Camila Villard Duran 

Co-Fundadora / Editora Chefe

dfd-camila-villard

Camila Villard Duran é, desde 2013, professora doutora da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), junto ao Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito (DFD).

É pós-doutora pelas universidades de Oxford e Princeton (Oxford-Princeton Global Leaders Fellowship Program, 2014-2016). O objetivo da sua pesquisa no pós-doutorado foi desenvolver uma reflexão crítica e interdisciplinar sobre desenho institucional do Fundo Monetário Internacional, com o objetivo de contribuir com propostas de políticas para melhorar a legitimidade e a accountablity do Fundo, especalmente em relação a países emergentes e em desenvolvimento.

Camila completou seu doutorado em Direito com dupla titulação de tese pela FDUSP e pela Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne, em 2012. Ela desenvolveu uma investigação comparativa sobre os mecanismos de prestação de contas e responsabilização de bancos centrais. Ela é a autora dos livros “A moldura jurídica da política monetária” e “Direito e moeda: o Supremo Tribunal Federal e os planos econômicos de estabilização monetária” (editora Saraiva).

Camila também é membro do grupo SELA – Seminario en Latinoamérica de Teoria Constitucional y Política, da Faculdade de Direito de Yale. Ela foi o tutora do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) Sociologia Jurídica, financiado pelo Ministério da Educação (2013-2014).


Bruno Meyerhof Salama

Colaborador Associado

professor_bruno_salama22_0Bruno Meyerhof Salama é professor da Escola de Direito de São Paulo da FGV. É mestre e doutor em direito pela Universidade da Califórnia em Berkeley e bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e mestre em Economia pela Escola de Economia da FGV. Membro da Câmara de Arbitragem da Bovespa (CAM). Integrou o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro nacional – CRSFN. Foi professor visitante na Universidade de Columbia em Nova Iorque. É admitido a praticar direito pela OAB e pelo New York Bar.


Maria Antonieta Del Tedesco Lins

Colaboradora Associada

madtlins-moeda-e-financas-site-copyMaria Antonieta Del Tedesco Lins é Professora Associada do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo, onde também preside a Comissão de Graduação e coordena o Bacharelado em Relações Internacionais.

Maria Antonieta, economista pela Faculdade de Economia e Administração da USP é professora do IRI desde 2009, tendo antes transitado pela área de Economia. Fez um doutorado em Economia de Empresas na Fundação Getulio Vargas – SP, completou um Master em Gestion et Administration Publiques pela Universidade de Antuérpia, na Bélgica, e também outro mestrado em Administração Pública e Governo (Área Economia e Finanças Públicas) pela Fundação Getulio Vargas, em São Paulo.

Em 2015, obteve o título de livre docente em Economia Internacional pelo IRI-USP.

Foi pesquisadora visitante em um estágio de pós-doutoramento na American University, Washington, D.C. em2012.

Desde o ingresso no IRI-USP, tem-se dedicado a estudos na área de Economia Política Internacional, particularmente em temas relacionados com finanças internacionais, governança financeira internacional, países emergentes e sistema financeiro, coordenação macroeconômica, e instituições multilaterais.


Daniel Steinberg

Editor

foto-1Daniel Steinberg é mestrando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Desenvolve uma pesquisa sobre os instrumentos jurídicos de accountability no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e é bolsista da FAPESP.

Daniel é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi estudante-pesquisador de Iniciação Científica no Departamento de Ciência Política da UNICAMP, com bolsa financiada pelo PIBIC/CNPq


Nadia Mohamad Waked

Editor

laudisio-advogados_nadiaNadia Waked é graduada pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV) onde, sob orientação do Professor Bruno Meyerhof Salama, iniciou seus estudos em Direito Monetário e Regulação Bancária com uma pesquisa sobre o Decreto 23.501/1933 e a abolição da cláusula ouro.

Possui qualificação pela Christie’s Education New York, em Artes, Direito e Finanças, área no Brasil na qual exerce advocacia Pro Bono.

Atualmente é associada do escritório Laudisio Advogados, onde atua em Direito Bancário e Mercado de Capitais.


Marcelo de Castro Cunha Filho

Editor

IMG-20170403-WA0001

Marcelo de Castro Cunha Filho é doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), na área de concentração Filosofia e Teoria Geral do Direito. Tem como objeto central de sua pesquisa de doutorado o tema da regulação das moedas virtuais no Brasil. É gr
aduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013) e mestre em Direito e Inovação pela mesma Instituição (2015).

Atualmente, é professor substituto da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde leciona as disciplinas Metodologia e Técnica da Pesquisa Jurídica e Direito Administrativo. Além disso, participa, como pesquisador independente, de projeto sobre comunidades de ensino online, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio em parceria com o MIT Media Lab. Atua principalmente com os seguintes temas: direito econômico, inovação tecnológica, propriedade intelectual e metodologia da pesquisa em Direito.


Alessandra Carolina Rossi Martins

Colaboradora

Alessandra MartinsAlessandra Carolina Rossi Martins é advogada na área empresarial do escritório de São Paulo de Pinheiro Neto Advogados. Alessandra é especializada nas áreas de direito bancário, financeiro e cambial, incluindo meios de pagamentos e Fintechs, e mercado de capitais. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2012), Alessandra participou de programa de intercâmbio com foco em direito bancário e financeiro na Université Paris 1 – Pantheón Sorbonne em 2010/2011 e está inscrita na OAB desde 2013.


Sylvain Villard Duran 

Co-fundador / Diretor executivo

sylvain-villard-duran-1Sylvain Villard Duran é administrador de empresas com MBA do Imperial College Business School (Londres, 2015) e diploma de engenharia pela École de Arts & Métiers ParisTech (Paris, 2004). Sylvain era responsável por projetos operacionais de todas atividades na Europa da empresa multinacional Emerson Co.

Sylvain também cursou gestão e empreendedorismo no College Polytechnique (Paris, 2007) e na Fundação Getulio Vargas – FGV (São Paulo, 2012). Ele desenvolveu habilidades de gerenciamento de projetos e de negócios com vasta experiência em grandes empresas multinacionais, no Brasil e na Europa.